quinta-feira, 6 de abril de 2017

PÊSSANKAS-A ARTE DOS OVOS DE PÁSCOA UCRANIANOS



São utilizados ovos de qualquer tipo de ave, e a gema e a clara são retiradas delicadamente através de uma seringa. A pintura sobre a casca do ovo é feita por etapas, não com tinta, mas com um conjunto de materiais que inclui vela, cera de abelha derretida, estilete e bico de pena.

O ovo é mergulhado em uma sucessão de banhos de tingimento, a partir da mais leve, normalmente de cor amarela, e terminando com o mais escuro, normalmente preto. Entre cada imersão, a cera é aplicada em áreas onde a cor anterior deve permanecer. Depois de todo o projeto concluído, a cera é derretida e um esmalte duro é aplicado. Cera de abelhas é usada porque se mantém líquida mais tempo do que a parafina, é mais flexível, e tem uma qualidade de aderência; Também, porque a apicultura era muito comum.

Embora duas Pêssankas nunca sejam exatamente iguais, existem certos métodos de organizá-las em combinações variadas de cores e desenhos. Os desenhos ou motivos podem ser divididos em três categorias: geométrico, plantas e animais.
Entre os motivos mais frequentes estão as figuras de animais (carneiros, antílopes, galos e peixes), elementos da natureza (flores, árvores, galhos, espigas de trigo e cachos de uva), triângulos, cruzes, sóis, estrelas e figuras geométricas.



Alguns desenhos têm um sentido mais religioso, como são os casos do peixe, as espigas de trigo e cachos de uva, que são símbolos utilizados em várias manifestações cristãs.
Fitas e faixas que circundam o óvulo sem começo nem fim simbolizam a eternidade.Triângulos simbolizam trios, como o círculo da vida de nascimento, vida, morte; da Santíssima Trindade, e os elementos naturais de fogo, ar e água. Estrelas simbolizam o crescimento e boa sorte. A cruz aparece em muitas formas e simboliza os quatro cantos do mundo, e o cristianismo.


Figuras de animais são as mais difíceis de desenhar, e por isso aparecem com menos frequência do que tanto os motivos geométricos ou vegetais. Renas e cavalos são colocados em espaços abertos no projeto, e simbolizam riqueza e prosperidade. As aves são principalmente representadas em repouso. Galinhas, que simbolizam a fertilidade e a realização de desejos, muitas vezes são colocadas em ramos. Todos os desenhos de insetos são chamados de borboletas, e são o símbolo da Ressurreição.Os motivos vegetais estilizados são flores, folhas e ramos; e eles simbolizam o amor, caridade, boa vontade, força, virilidade, saúde e uma colheita abundante. Os pinheiros simbolizam a eterna juventude, força e saúde.


As principais cores utilizadas e que também têm significados especiais são: amarelo, laranja, vermelho, verde, azul, branco, preto e marrom.
Os ovos, coberto com símbolos, são tingidos em cores quentes dominadas por vermelho, a substância do sangue que dá vida, representa o amor e a felicidade. Outras cores são amarelo, a cor de colheitas maduras, mel, âmbar, ouro representam a lua e desejou uma boa colheita. O verde simboliza a energia de crescimento de plantas. Marron e preto simbolizam a terra. O branco simboliza a pureza.



Atualmente são usados corantes produzidos quimicamente, mas historicamente os corantes eram feitos a partir de plantas secas, raízes, frutos e casca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário